Dentro de um shopping feito de containers, a Hamburgueria Vinil, tinha uma grande varanda voltada para uma via de grande movimento e de alto fluxo de carros e um espaço interno pequeno que seria ocupado quase todo pela operação linear de auto atendimento, com toda produção e operação visíveis.
O estilo industrial vinha ao encontro da proposta de uma hamburgueria e dialogava com o conjunto arquitetônico. Caixilhos em ferro, vidros aramados e tubulações expostas fortaleceram esta integração. Como não existia espaço para salão interno, a fachada deveria funcionar como um balcão que unisse dentro e fora, porém sem perder a transparência, a solução foi um grande caixilho industrial ( frontal e nas laterais) com portas e janelas camarão que permitem uma abertura total tanto do balcão para uso dos clientes como nos acesso laterais. A porta de acesso à varanda, na fachada principal é uma grande porta basculante que cria uma marquise unindo os espaços interno e externo
A varanda frontal que deveria ser descoberta, seu espaço foi marcado por uma fita neon led em ziguezague. O balcão interno de serviço é todo revestido em Gail azul, na cor da marca Vinil e o neon da comunicação visual que desenha a parte superior deste balcão e o grafite na tubulação de ar condicionado, trazem os códigos da jovialidade da marca.
As mesas externas com tampos em azulejos azuis, criam a conexão com o balcão interno. Os tampos do restante das mesas foram feitas com madeiras garimpados na fazenda da família trazendo identidade e conceito de reuso ao projeto. Uma base em ferro, também encontrada na fazenda, serve como mesa coletiva.
Rua Agostinho Cantu, 47 / Butantã / SP
LOCALIZAÇÃO
2016
ANO DE PROJETO
144,50 m²
ÁREA
Bianca Sinisgalli
Leticia de Nóbrega
Verônica Molina
Vitor Penha
EQUIPE
Total Reformas Engenharia
EXECUÇÃO DA OBRA
Edu Castello
FOTOS