O Espaço era um galpão sem uso de uma fazenda histórica com produtos orgânicos, centro de estudo agroflorestal e uma escola para educação infantil em ecologia.
No espaço deveríamos ter uma pequena loja com a produção orgânica da fazenda (sucos, molhos, ovos, mel e hortaliças), uma área gourmet para convidados darem aulas, um espaço de convívio e um refeitório que atende toda equipe da fazenda.
A ideia era manter as características locais, respeitando a história e valorizar o significado na construção de interiores.
Após o layout, definimos que faríamos um garimpo local. A fazenda se constitui pela junção de 4 outras ao redor. Todas com suas sedes e com suas memórias de luminárias e móveis, além de um estoque de madeira de tudo que foi descartado em algum momento.
Foram 3 dias de garimpos pelas fazendas e região, onde encontramos a grande lareira, todas as mesas do refeitório, as luminárias decorativas e de estilo, penteadeiras, bases de arados que viraram bancos, oratórios com santos de época, pás de trator que viraram fruteiras, além de todo mobiliário de marcenaria, feito com madeiras de reuso da fazenda.
Itirapina / SP
LOCALIZAÇÃO
2016
ANO DE PROJETO
775,80 m²
ÁREA
Ricardo Souza
Verônica Molina
Vitor Penha
EQUIPE
Ipê-amarelo Arquitetura e Engenharia
EXECUÇÃO DA OBRA
Maíra Acayaba
FOTOS