Optamos por fazer um projeto que seria quase uma apropriação do local, mantendo o máximo possível da memória e destroços do espaço. Fizemos um layout valorizando o bar e deixando uma grande câmara fria transparente, e já sabendo de nossas intenções arquitetônicas, mantivemos a localização original dos banheiros. O projeto já deveria se construir na própria demolição.
Foram feitos os reforços estruturais metálicos necessários e tratamento térmico e acústico no forro. Tudo exposto e parte do partido arquitetônico. O piso de taco existente foi mantido onde possível e no restante foi apenas retirado, deixando a memória marcada pelo piche de sua instalação original da época.
No salão meia parede foi descascada, deixando os tijolos aparentes e a meia parede remanescente foi deixada com todas suas marcas. Portas e janelas também foram mantidas e permanecem fechadas criando o clima de um bar secreto. Existe uma saída independente da entrada que acontece no Bar Original, criando um certo suspense aos frequentadores que não veem nenhuma pessoa saindo.
A iluminação é toda cênica, acolhedora e sombria, tudo no conceito do secreto, sendo apenas a câmara fria que possui luz branca, fortalecendo a ideia de uma cerveja gelada.
Um projeto conceito em sua proposta e inovador em sua experiência.
R. Graúna, 137 / Moema / SP
LOCALIZAÇÃO
2016
ANO DE PROJETO
200 m²
ÁREA
Vitor Penha
Verônica Molina
Simone Balagué
EQUIPE
Palomo Mattos
EXECUÇÃO DA OBRA
Maíra Acayaba
FOTOS