Paixão, disciplina e dedicação movem o trabalho da nossa equipe, comandada pela arquiteta colombiana radicada no Brasil, Verônica Molina. Em 2010 Verônica ingressou como arquiteta coordenadora no Estúdio Penha, tornando-se sócia em 2016 quando passou a administrar o escritório ao lado de Vitor Penha. Em 2022, com a saída de Vitor da sociedade para atuar em projetos pessoais, nasce o Memola Estúdio.
O nome escolhido Memola, surgiu da derivação de “mola”. Inicialmente pela questão da dobradiça adaptável, além de ser uma técnica de artesanato ancestral originária das mulheres indígenas da Colômbia e do Panamá, que se baseia nas várias camadas coloridas de tecido, feito para ocasiões especiais como o nascimento de uma criança, um casamento ou até datas comemorativas da comunidade. Já na Espanha, a expressão significa “Me encanta”. Com todas essas referências, foi criado o nome Memola Estúdio de Arquitetura que traz um novo significado coerente com a nossa trajetória de sucesso e comunica essa transição, mas deixando claro a todos que a essência e paixão pelo que fazemos não mudaram.
Estamos situados em São Paulo, cidade que nos motiva a ter a sabedoria de transformar aquilo que não é bom. Na arquitetura, em contraposição com São Paulo, precisamos nos encantar com o todo e ir descobrindo os detalhes aos poucos. São Paulo talvez não encante pelo todo, mas encanta na medida em que vai se descobrindo cada esquina e a cada reencontro. Gostamos de pensar que dentro de uma cidade tão grande e densa, existe espaço para todos serem o que quiserem ser.
Temos uma linha de pensamento, uma filosofia, que vamos amadurecendo e aperfeiçoando, mas ao mesmo tempo não temos um conceito único. São vários os fatores que temos que considerar quando vamos nos debruçar sobre um novo projeto, sobre cada cliente, sobre cada história e programa de necessidades. Acreditamos que o conceito geral que permeia todo esse processo é a nossa dedicação. O que nos movimenta é o reconhecimento do trabalho coletivo, da união das forças e que juntos somos mais fortes. Trabalhamos essa filosofia internamente no Estudio e na relação com todos os nossos parceiros. Sabemos que além de ter essa força, a gente precisa impregnar, precisamos que as pessoas se contagiem por esse desejo de fazer acontecer. Construímos as relações com os nossos parceiros para ter a liberdade de nos posicionar com o que o projeto precisa e ao mesmo tempo estamos abertos para aprender o que podem nos ensinar.
Acreditamos que arquitetura é feita para pessoas, é uma obra de arte com interação, então ela precisa considerar a escala humana, os objetivos, os desejos e como aquele espaço vai incitar alguns comportamentos e reflexões. Precisamos pensar na verdade dos materiais e em quais sensações e memórias queremos criar e trazer.
Acreditamos que o futuro não está em inventar coisas novas, a gente precisa reinterpretar, contar a história de outra forma, ressignificar os espaços e ressignificar os lugares.
Somos apaixonados pelo que fazemos.
Vibramos com cada projeto e com as inúmeras possibilidades que o vazio nos traz.
Valorizamos o trabalho coletivo e criativo, buscando soluções que nos encantem como equipe e despertem sempre o melhor de nós.
Acreditamos no natural, na união entre técnica e estética, no tempo e no ciclo das coisas, afinal, a beleza reside nos detalhes.
Construímos relações verdadeiras com o nosso arredor, conectando pessoas às suas memórias e revelando a sabedoria que reside em cada material. Contamos histórias a partir de cores, texturas e sensações.